Confira abaixo a entrevista:
Fábio - Os esteróides androgênicos anabólicos, também conhecidos como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas.
Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.
Carolina - Quais são os efeitos colaterais?
Fábio - Muitos andrógenos são capazes de serem metabolizados em compostos que podem interagir com outros receptores de hormônios esteróides como os receptores de estrógeno, progesterona e glicocorticóides, produzindo (geralmente) efeitos adicionais não desejados:
- Possível pressão sanguínea elevada
- Níveis de colesterol – Alguns esteróides podem causar um aumento nos níveis de LDL e diminuição nos de HDL. Isso pode aumentar o risco de ocorrer uma doença cardiovascular ou doença da artéria coronária em homens com alto risco de colesterol ruim.
- Acne – Devido à estimulação das glândulas sebáceas.
- Conversão para DHT (Dihidrotestosterona). Isso pode acelerar ou causar calvície precoce e câncer de próstata.
- Hepatotoxicidade – Causado particularmente por componentes de esteróides anabólicos orais que são 17-alfa-alquilados para que não sejam destruídos pelo sistema digestivo.
- Crescimento excessivo da gengiva.
- Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante. Esses níveis também são resultado da taxa aumentada de conversão de testosterona em estrogênio via enzima aromatase.
- Função sexual reduzida e infertilidade temporária.
- Atrofia testicular – Efeito colateral temporário que é devido ao déficit nos níveis de testosterona natural que leva à inibição da espermatogênese.
Carolina - Esses Efeitos Colaterais são irreversíveis?
Fábio - O uso prolongado de anabolizantes pode sim causar efeitos colaterais irreversíveis tais como a calvície e hepatotoxicidade crônica.
Carolina - Onde as pessoas costumam adquirir os anabolizantes?
Fábio - Infelizmente os anabolizantes são facilmente adquiridos no mercado negro. Drogas vindas do Paraguai entram facilmente no mercado brasileiro e chegam até os usuários normalmente pela mão de contrabandistas.
Carolina - É verdade que no homem pode causar impotência sexual?
Fábio - É verdade sim. Durante o uso normalmente não ocorre a disfunção erétil, mas sim quando o usuário deixa de tomar os anabolizantes. Isto se deve ao fato de ocorrer uma baixa significativa dos níveis de testosterona circulante no organismo do usuário. Mas na maioria dos casos este problema acaba com a volta da produção de testosterona pelos testículos, que ocorre em média 30 dias após o termino do uso dos anabolizantes.
Carolina - Qual a tua dica para ter um corpo bonito de maneira saudável?
Nenhum comentário:
Postar um comentário