quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alcoolismo
É triste ter que comentar um assunto, que ainda nao é tratado como doença. No Brasil hoje em dia está virando normal, jovens entre 13 e 14 anos iniciarem, uma maldita caminhada de dependência ao álcool.
Nos últimos anos, o que mais preucupa são as meninas, adolecentes de hoje compõem a primeira geração de mulheres que se igualan aos homens nos índices de álcoolismo.
Pois estamos prestes de chegar a uma época triste, onde se parece, que casais vão estar sentados na frente de casa, bebendo um café da manhã e dizendo que se aman.

Teste Stress

Confira abaixo a resposta do teste do Stress realizado em sala de aula no dia 24.06.2010.

Resposta:

0-10= sem stress
11-20=stress leve. Está saudável.
21-30=stress moderado. Tente avaliar as pressões por que você está
passando e ver a melhor maneira de contorná-las.
31-40=stress severo. Sua vida está fora de controle e provavelmente precisa de ajuda profissional.
41-60=nível perigoso de stress. Você precisa de ajuda imediata.

Adrenalin & Stress, Dr Archibald D. Hart, 1986.

A relação com seu bichinho também ajuda no seu bem estar!

Quem nunca teve um bichinho de estimação? Ou quem nunca sentiu falta de um? É sempre gratificante chegar em casa e ver seu cachorrinho vindo em sua direção com rabinho abanando pedindo um carinho e demonstrando a alegria de você ter chego em casa.
Mas os benefícios vão muito além dos aspectos que chamamos de interação homem - animal. Em estudos publicados pelo Britsh Journal da Royal Society of Medicine indicam que, ao adquirir um cão ou gato, o dono reclama com menos frequencia dos pequenos problemas de saúde e desfruta de melhor qualidade de vida do que pessoas que não convivem com animais de estimação. Apenas a presença do animal pode reduzir a pressão sanguínea, e as caminhadas matinais com seu companheiro ainda ajudam na prevenção de doenças cardíacas. O convívio com os animais ainda ajuda a controlar o estresse, diminuir a pressão arterial e reduzir risco de problemas cardiovasculares.
Um animalzinho ajuda na depressão, representando uma motivação para a vida, a simples convivência com bichinhos de estimação ensina as crianças a respeitarem a natureza, além de torná-las mais calmas e carinhosas.Também ajudam na recuperação de crianças com distúrbios psicológicos, por satisfazerem a necessidade de contato físico.
Os animais domésticos preenchem vazios em nossas vidas, aliviam nossas tensões e até ajudam a curar nossas doenças, portanto respeite a natureza e os animais. Trate-os com dignidade.



Thaifê Decorações e M&M's Buffet




Do Buffet a Decoração, a sua melhor opção!

A Thaifê trabalha no ramo de decorações e buffet para eventos em geral.
Atua na cidade de Guaíba, a mais de 4 anos neste segmento.


Fones para contato:
(51) 3491-1505
(51) 0147-9866
E-mail: thaife@hotmail.com
Endereço: Av. Liberdade nº 688 - Bairro: Alegria/Guaíba


Venha conhecer nosso trabalho!
Será um prazer recebe-lo!



Dicas para o bem estar emocional!

Ame-se. Amar a si mesmo é a atitude mais importante que você pode ter. Portanto, ame-se profundamente, cuide-se completamente. Você e o Pai são Um. Ame esse Deus que é você, e tenha respeito por Ele, ou seja, por si mesmo. Cuide de si, para poder cuidar do seu semelhante. Multiplique esse amor, pois na criação do Pai tudo se faz por criação e multiplicação da origem. Deixe partes de si no mundo, através de obras edificantes, palavras de paz, gestos de fraternidade, pensamentos e sentimentos de luz. Deus é Luz, você é luz, deixe seus rastros de luz por onde você passar. O Reino dos Céus se inicia dentro de si, você pode ser muito feliz aqui, nessa vida, basta se esforçar pra isso. Acredite, tenha fé, e vá à luta.
Higiene corporal. Além de fundamental para as relações sociais, a higiene do corpo é também importante para a saúde. Várias doenças, principalmente da pele, dermatoses, impetigo, larva geográfica e micose de praia, por exemplo, decorrem de falta de higiene. Manter o corpo asseado e perfumado, e as roupas limpas, é essencial para crianças, jovens e adultos.

Banho. Como explicado acima, a higiene do corpo é fundamental. Tome banho, como de costume, diariamente. A água tem certas propriedades sutis especiais, que pode limpar, também, a aura da pessoa, nosso campo bioenergético. Quando a pessoa se sente bem após um banho gostoso, não é tão somente porque se está limpo, houve também uma renovação energética sadia nela.

Cabelos. O cabelo, independentemente do estilo, deve estar sempre limpo e bem cortado, e a barba feita. Se for mulher, os pelos das pernas, axilas e virilhas devem estar sempre depilados. Faça depilação sempre que precisar, não deixe o pêlo crescer muito. Barba e cabelos crescidos e sujos geram, além de mau cheiro, coceiras devido à foliculite e a parasitas do couro cabeludo. Portanto, após um dia de trabalho, tome sempre um bom banho lavando bem a cabeça.

Mãos e unhas. Os homens podem utilizar um cortador de unhas e mantê-lo em sua caixinha ou gaveta pessoal, em casa. Ter um cortador de unhas em casa é conveniente mesmo para os que preferem pagar o serviço nas barbearias que oferecem manicures para limpeza, corte, polimento e verniz. As mulheres, mais que os homens, atentam para o cuidado com as unhas, mas não deveriam esperar até que a pintura fique em muito mal estado para refazê-la. Esmaltes de cores claras contribuem mais para o aspecto de limpeza e elegância das mãos femininas, que os esmaltes de cores escuras.

Usar óculos escuros. Eles são acessórios para sua saúde em dias ensolarados. Os raios ultravioleta causam catarata e alterações na retina. Prefira os modelos com proteção contra a radiação.

Exercícios físicos. Pratique regularmente exercícios físicos, faça caminhadas, ande em lugares onde tem muito verde, nas matas ou parques ecológicos. Andar nas matas é fundamental, as bioenergias das matas são muito sadias e positivas. Tem, além da energia do sol e das matas, geoenergia (energia da terra). Procure, se possível, andar descalço, mesmo se for por pouco tempo, isso descarrega as energias na terra. Além dos benefícios de uma andada comum, que ajuda a eliminar radicais livres e dexintoxicar o organismo, levar serotonina e endorfina ao cérebro que levam ao bem-estar.

Esportes. Faça alguma atividade esportiva. O esporte ajuda nas relações sociais, pois no dia-a-dia você vai encarar os desafios com mais segurança, firmeza, e ajuda a mudar a ótica como encara o trabalho e as relações familiares e sociais.


Mar. Tomar banho em água salgada ajuda a limpar as energias do corpo energético (duplo etérico). A água com sal é muito boa para isso. Ficar algum tempo no sol, sem exagerar, para não causar doenças na pele, também é muito importante.

Sexo. Segundo as pesquisas do Dr. Waldo Vieira, fundador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, a prática do sexo diário com uma parceira sadia, saudável, cosmoética (ética cósmica), é muito boa e importante, pois, segundo estudos, aumenta muito a criatividade e mexe com todo nosso ser, pois evita carências sexuais que podem levar ao desequilíbrio emocional e sexual, que podem atrair obsessores. Outro ponto desta pesquisa, é a pessoa se ocupar com o sexo apenas durante o ato sexual, não o dia inteiro ficar pensando nisso, haja visto que ela pode fazer coisas muito mais úteis nos outros períodos do dia. Sexo não é pecado, nem é só para ser feito para gerar filhos. Dogmas ultrapassadas e arcaicos só servem para cercear a inteligência e a consciência das pessoas.


As dicas são fáceis de ser seguidas por tanto, cuide-se e seja feliz!

(Fonte: http://www.forumespirita.net/fe/auto-conhecimento/dicas-para-o-bem-estar-espiritual/)


TESTE SEU BEM ESTAR FÍSICO!

- A cada resposta afirmativa marque um ponto!

1. Olha para os seus pés enquanto anda?
Sim ou Não

2. Tem, por vezes, dores nos músculos do pescoço?
Sim ou Não

3. É propenso a dores musculares no resto do corpo (como, por exemplo, nas coxas)?
Sim ou Não

4. Tem os ombros caídos ou as omoplatas saídas?
Sim ou Não

5. Ao falar com alguém, olha para os olhos dessa pessoa?
Sim ou Não

6. Tem problemas de costas?
Sim ou Não

7. Hesita muito quando fala?
Sim ou Não

8. É propenso a deixar cair coisas ao segurá-las?
Sim ou Não

9. Faz muito barulho quando muda coisas de um lado para o outro?
Sim ou Não

10. Arrasta os pés quando anda?
Sim ou Não

11. Tem alguns tiques nervosos?
Sim ou Não

12. Preocupa-se constantemente com o seu peso?
Sim ou Não

13. O seu corpo é exageradamente desproporcionado (um ombro mais alto que o outro, uma anca mais larga que a outra, etc.)?
Sim ou Não

14. Quando está sentado muda constantemente a posição das suas pernas?
Sim ou Não

15. Se lhe dessem a oportunidade de trocar de corpo, aceitaria de imediato?
Sim ou Não

RESPOSTAS

Se marcou 5 pontos ou menos:

Considere o seu corpo amigo sinta-se bem com ele. Aceite-se.

Se marcou entre 6 e 10 pontos:

A sua energia não circula livremente pelo corpo inteiro. Estes bloqueios impedem-no de se exprimir e de se sentir bem consigo mesmo. Esforça-se por ultrapassar o mal-estar que o seu corpo lhe causa, mas não tem uma boa imagem de si mesmo. No entanto, está longe de ser
um caso perdido!

Se marcou entre 11 e 15 pontos:
A situação é grave. Provavelmente, é uma daquelas pessoas que “carrega o peso do mundo nas suas costas”.
Pode ter uma aparência deselegante, um andar trapalhão e a sua natureza introvertida reflecte-se na sua postura e na sua atitude. Provavelmente, odeia o seu corpo e tem uma má imagem de si mesmo. Não presta atenção à maneira de se vestir para melhorar a sua aparência. É necessário que faça um esforço! Não pode continuar a arruinar a sua vida assim. A solução é mais simples do que imagina!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista com o Personal Trainer Fábio Zortea sobre os Anabolizantes



No dia 24 de junho de 2010, a estudante de Relações Públicas da Unisinos, Carolina Volpatto, entrevistou o personal trainer Fábio Zortea sobre o uso dos anabolizantes, geralmente as pessoas não têm conhecimento das consequências drásticas que ele causa à saúde e acabam usando sem o mínimo pudor.
Confira abaixo a entrevista:



Carolina - O que são os anabolizantes?

Fábio - Os esteróides androgênicos anabólicos, também conhecidos como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas.

Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.

Carolina - Quais são os efeitos colaterais?

Fábio - Muitos andrógenos são capazes de serem metabolizados em compostos que podem interagir com outros receptores de hormônios esteróides como os receptores de estrógeno, progesterona e glicocorticóides, produzindo (geralmente) efeitos adicionais não desejados:

  • Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante. Esses níveis também são resultado da taxa aumentada de conversão de testosterona em estrogênio via enzima aromatase.
  • Função sexual reduzida e infertilidade temporária.
  • Atrofia testicular – Efeito colateral temporário que é devido ao déficit nos níveis de testosterona natural que leva à inibição da espermatogênese.

Carolina - Esses Efeitos Colaterais são irreversíveis?

Fábio - O uso prolongado de anabolizantes pode sim causar efeitos colaterais irreversíveis tais como a calvície e hepatotoxicidade crônica.


Carolina - Onde as pessoas costumam adquirir os anabolizantes?

Fábio - Infelizmente os anabolizantes são facilmente adquiridos no mercado negro. Drogas vindas do Paraguai entram facilmente no mercado brasileiro e chegam até os usuários normalmente pela mão de contrabandistas.


Carolina - É verdade que no homem pode causar impotência sexual?

Fábio - É verdade sim. Durante o uso normalmente não ocorre a disfunção erétil, mas sim quando o usuário deixa de tomar os anabolizantes. Isto se deve ao fato de ocorrer uma baixa significativa dos níveis de testosterona circulante no organismo do usuário. Mas na maioria dos casos este problema acaba com a volta da produção de testosterona pelos testículos, que ocorre em média 30 dias após o termino do uso dos anabolizantes.

Carolina - Qual a tua dica para ter um corpo bonito de maneira saudável?

Fábio - Minha dica é manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, preferencialmente intercalar exercícios de força com exercícios aeróbicos e procurar ter ótimas noites de sono que eu acredito ser fundamental para uma melhor qualidade de vida e uma boa aparência.



SURFE: Entre na onda do surfe e queime 600 calorias




















Sabe aquele surfista bronzeado, com creme branco na cara e que passa a vida pegando ondas gigantescas? Pois ele está perdendo espaço na praia para um novo tipo de praticante que se parece, assim...com você! Pode acreditar: homens e mulheres de todas as idades estão praticando esse esporte que, em uma hora, manda até 600 calorias para o espaço. Além disso, aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória e fortalece os músculos do braço e tórax. Isso sem falar numa supermelhora do equilíbrio. Para começar, só precisa saber nadar. Mas nada muito complicado o crawl, ou nado livre, já dá conta do recado."Para os iniciantes, há duas opções: começar numa piscina ou direto no mar. A média para conseguir se equilibrar na prancha é de 4 aulas, com uma hora cada", explica o professor Daniel Nunes, da Escola DN Surf, em Nova Hamburgo, RS. Em média, o treino custa entre R$30,00 a R$75,00 a hora.Também dá para encontrar pacotes com 4 aulas, até 30% mais baratos.Não é necessário comprar uma prancha antes do treino. As escolas fornecem o material. A roupa especial de borracha ou lycra só é necessária para quem quer treinar com freqüência. "Quando já está acostumado ao esporte, o aluno decide que modalidade seguir. Tudo varia de acordo com o tamanho da prancha comprida (long board), média (fun board) e curta (pranchinha). Principiantes começam com a intermediária", explica Daniel. No início, as aulas devem ocorrer no máximo uma vez por dia. Se você quiser já cair no mar como um autêntico surfista, a dica é começar o treino na piscina. Veja abaixo como escolher uma boa escola de surfe.

Uma boa escola de surfe deve ter...

1. Professores formados em Educação Física e credenciados pela Confederação Brasileira de Surfe.

2. Pranchas "soft board", ou seja, com cobertura de espuma, sem pontas e com quinas de plástico flexível.

3. Acompanhamento individual ou no máximo para duplas, no caso de treino no mar.

Saiba mais Confederação brasileira de surf www.cbsurf.com.br/
Escola DN Surf (Novo Hamburgo, RS) Telefone: (51) 8151-7552 http://www.dn-surf.com/t_blank

- Benefícios do surfe:

*É um excelente exercício cardiovascular
*Trabalha todos os grupos musculares.
*Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.
*É um esporte praticado em contato com a natureza.

- Riscos/cuidados do surfe:

1)Se praticado sem o devido alongamento e aquecimento da musculatura, o surfe pode provocar lesões nos ombros (por causa da remada), nos tornozelos e nos joelhos.
2)Saber nadar.
3)Usar protetor solar.
4)Conhecer as condições do mar antes de entrar.
5)Beber muita água antes e depois da prática do surfe.
6)Fazer refeições leves antes de entrar na água.
7)Como o surfe depende de tempo e oportunidade para ser praticado, o surfista deve manter outra atividade física, como a musculação ou a natação.

- Principais grupos musculares utilizados no surfe:

*Costas.

*Braços.

*Pernas.

- Dicas para um melhor rendimento físico no surfe:

O treinamento de força, aliado a um treinamento de flexibilidade (alongamento), são os fatores mais importantes para a prática do surfe.
É importante trabalhar os membros superiores para que haja força nos braços e você tenha uma remada eficiente. Bem como malhar os membros inferiores para que haja bastante equilíbrio nas pernas na hora de pegar a onda.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o surfe:

Prancha: é o elo entre o surfista e o mar. Uma boa prancha é fundamental para ter um bom desempenho. A prancha deve ser escolhida de acordo com o tamanho e a característica física do atleta. Além da tradicional prancha usada pelos surfistas existe a fun board e a long board. A long board é a maior de todas. Já a fun board é a intermediária entre a long board e a pranchinha. Você pode optar também pela prancha de body board que é para surfar deitado.
Leash: é a famosa cordinha. Ela é amarrada junto ao calcanhar e prende o surfista junto à prancha. É importante verificar se o leash está bem preso, pois se não estiver será bastante trabalhoso pegar a prancha de volta.
Parafina: é feita do mesmo material que a vela. É passada na prancha com o objetivo de não deixar o surfista deslizar. Ela segura os pés do surfista na hora da onda. É bom não exagerar na parafina e utilizar sempre o raspador.
Neoprene: é a roupa de borracha utilizada no inverno ou em mares frios. Se for prolongar o tempo na água é bom utilizar o neoprene.

Quer ficar em forma?

Aula de Aero Boxe - Qualidade de Vida e Corpo Bonito

O aeroboxé uma atividade energética que permite endurecer o músculos, evitar doença cardiovascular e modelar o corpo mediante a realização de exercícios relacionados com o kickboxing (punhos e patadas) acompanhados também com música. Este desporto serve para ganhar coordenação corporal e é um bálsamo para eliminar as tensões da vida diária.
No aerobox o adversário é imaginario, não se procura o desenvolvimento das capacidades luchadoras, senão que utiliza movimentos de desportos de luta para reinterpretarlos em uma série de movimentos próximos a uma dança peculiarmente violenta. A prática deste desporto durante uma hora assegura queimar 1.000 calorías.



Origem :
Foi criada em Chile pelos irmãos Adela e Boris Díaz Carrasco em 1991, trata-se de uma opção diferente e muito efectiva que leva ao limite de rendimento e permite sacar o melhor às pessoas e ajuda a produzir dois tipos de melhoras para o benefício do corpo. O aerobox é uma mistura do kickboxing e o aeróbic, conseguindo um resultado entretenido para o que realiza a classe e ao mesmo tempo produz uma grande melhoria na resistência física e em tonificación muscular.



Benefícios:
No aspecto fisiológico, recentes estudos tem demonstrado que ao participar regularmente em uma classe de aerobox produz incríveis melhoras na eficiência e funcionamento do pulmões e no coração. Desta forma ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O aerobox pretende melhorar o transporte de oxigénio no sangue, fortalecer o músculo mais importante do coração, pois sua teoria de nada serve ter pernas duras se o músculo mais importante não funciona na forma correcta. Para ver os resultados desta actividade só há que observar o corpo de um boxeador, como ter muita fibra muscular e nada de gordura. -melhoras na eficiência e funcionamento do pulmões e no coração, melhorar o transporte de oxigênio no sangue, fortalecer o músculo mais importante do coração.

A seguir vídeo completo da Aula de Aero Boxe - Academia Pró Fitness

Cuidados com a Pele

Como disfarçar e acabar com as acnes

por Sonia Corazza

Sempre digo que entrar na adolescência traz prazeres únicos, como ganhar o primeiro soutien, a primeira lâmina de barbear e o primeiro beijo, mas também alguns inconvenientes decorrentes da explosão de hormônios que toma conta do corpo dos jovens. Entre as coisas chatas que afetam a aparência está o quadro de erupções cutâneas, como os cravos e espinhas, que podem evoluir para a acne, que tentam acabar com qualquer balada.

Espinha e acne não é a mesma coisa? Não. Espinha é uma única erupção cutânea, acne é o quadro mais generalizado, que engloba algumas erupções, áreas inflamadas, comedões (cravos) e pele sensibilizada.Por que tanta espinha?

A produção de gordura realizada pelas glândulas sebáceas fica muito estimulada neste período de vida. Também pode haver um estreitamento no duto de passagem destes compostos, de dentro para fora da pele, o que dificulta a saída da gordura e propicia o ataque microbiano.

A bactéria Propionium bacterim acnes, um microorganismo oportunista, ‘enxerga’ na pele do adolescente as condições ideais para se proliferar: umidade alta, temperatura ótima, na casa dos 37º, e muita comida, fornecida por essa gordura extra, que maravilha. Com esse ataque microbiano acontece a inflamação no duto de saída da gordura e a obstrução maior do canal. Conclusão: espinhas de montão...

Rosto em lava-rápido
A rotina diária de cuidados com a pele de um adolescente exige uma etapa simplesmente fundamental: higiene adequada. Parece brincadeira, mas 90% da meninada não sabe limpar a pele corretamente. Essa é uma ação que fica restrita ao banho diário, que é um momento, digamos assim, de prazer hedonista, onde a última atenção vai ser dada para o rosto...
Imagine que delícia é explorar um corpo em transformação! Claro que o coitado do rosto vai ser lavado como se estivesse passando num lava-rápido de carros: molha, passa o sabonete que usa no resto do corpo e enxágua de qualquer jeito. Quanto erro!

O que fazer?
Para começar é preciso escolher um sabonete especificamente formulado para pele oleosa e propensa à formação de acne. Procure por produtos que mencionam "pH fisiológico", pois trabalham na faixa de acidez próxima à existente na pele, o que é uma grande ajuda para evitar a infestação da bactéria Propionium bacterim acnes. Busque ingredientes de alto poder anti-séptico e esfoliativo dos poros, como ácido salicílico, óleo essencial de melaleuca ou extrato de hamamélis, que ajudam a combater as conseqüências negativas da grande produção de sebo.

Lave o rosto duas vezes ao dia, para remover as impurezas que são produzidas pela própria pele e também as que são depositadas pelo ambiente. A seguir aplique uma loção tônica anti-séptica, ela vai ajudar a restabelecer a condição de normalidade da pele.

Truque para disfarçar espinhas
Se surgirem erupções na sua pele bem no dia daquela festa tão esperada, não tenha dúvida: limpe bem a área e aplique uma camada de gel contendo Peróxido de benzoila, que é uma gente secativo potente e vai dar conta do recado. Mas atenção! É proibido ficar ao sol, pois pode manchar a pele. Antes de sair aplique um corretivo num tom ligeiramente mais claro que sua pele, que o disfarce será completo. E boa balada!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bens e Males da MUSCULAÇÃO!

Treino da instrutora e personal Líria Freitas Teixeira na Academia
Pró Fitness de gravataí:




Benefícios da Musculação:
Quando falamos em musculação qual a primeira imagem que vem à sua mente? Para a grande maioria das pessoas a musculação se associa com bíceps hipertrofiados, músculos abdominais bem definidos e coxas bem torneadas. Não que essas imagens sejam desagradáveis, pelo contrário, são agradáveis de se ver e por isso se tornaram cobiça de um novo público que lota as salas de musculação em busca de corpos perfeitos.
Não é novidade para ninguém o quanto os padrões de estética atuais estão cada vez mais exigentes e menos maleáveis. Isto leva muitas pessoas a ignorarem seu padrão genético e cegamente partirem em busca do eldorado do corpo perfeito. Mulheres brevelíneas, de grande compleição óssea, com pais obesos e não atletas muito dificilmente se tornarão atléticas como a Madonna.
Os resultados obtidos não dependem portanto unicamente do treino que é aplicado. É claro que a maneira, o tipo, a ordem, a freqüência e a intensidade dos exercícios, além dos períodos de repouso necessários para o anabolismo, são muito importantes e devem ser orientados por um profissional competente, no entanto muitas vezes nos esquecemos de outros fatores que são tão ou mais importantes que os fatores citados. Dentre estes citamos:
-Condicionamento cardiorespiratório prévio
-Flexibilidade
-Presença de fatores limitantes prévios como seqüelas de traumas ou doenças cardíacas, por exemplo.
-Tipo de alimentação
-Hereditariedade: a miostatina é uma substância cuja quantidade de produção é regulada geneticamente. Essa substância dificulta a produção de massa muscular. Isto é, um indivíduo com muita miostatina dificilmente obterá grande ganho de massa muscular, mesmo treinando de modo adequado. Outras pessoas, pelo contrário, após um período de treino relativamente mais curto e com menor carga, obtêm como resposta uma visivel hipertofia.
Esses fatores explicam porque dois amigos que começaram a treinar juntos e que fizeram o mesmo treino por determinado período tem respostas tão diferentes ao treinamento.
Particularidades da Musculação:
A musculação é um tipo de exercício resitido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas ), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Ou seja tudo é possível! Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.







Ganho de massa muscular :
A musculação leva ao aumento do volume muscular através dos seguintes mecanismos:

  1. Hipertrofia
  2. Hiperplasia
  3. Vascularização
  4. Hidratação
  5. Formação de tecido conjuntivo.
"O treino com carga máxima ou submáxima leva a um aumento da permeabilide celular da miofibrila ao cálcio. O aumento da concentração intracelular de cálcio leva a um aumento da atividade das enzimas proteolíticas com conseqüente quebra de proteínas em aminoácidos. Estes através da gliconeogenese são utilizados para obtenção de energia. Essa quebra de proteínas caracteriza um processo catabólico, que constitui um estímulo para a síntese de novas proteínas. A hipertrofia nada mais é do que uma resposta supercompensada a essa destruição. Para que esse último processo seja eficaz é importante frisarmos que é necessário que haja uma pausa mínima de intervalo entre os treinos que trabalhem os mesmos grupos musculares. Daí vem a recomendação de se trabalhar grupos musculares em dias alternados, caso contrário o efeito obtido será a perda e não o ganho de massa muscular. Lembre-se então: treinar em excesso pode ter o efeito inverso do que você imagina!
Até muito recentemente acreditava-se que o aumento da massa muscular decorria basicamente da hipertrofia. Estudos recentes (Jan/2001), demonstraram a ocorrência de hiperplasia celular muscular. Como evidências apontam a presença de células satélites pluripotentes dentro da membrana das miofibrilas, que sob o estímulo tensional se multiplicam. Depois de se multiplicarem entram no citoplasma da miofibrila onde se diferenciam em novos núcleos que se projetam para fora (meio extracelular) através de tubos lipídicos, formando novas células.
O aumento do volume da fibra muscular é decorrente principalmente de uma maior vascularização e do maior conteúdo de água no músculo O exercício promove um acúmulo de glicogênio muscular. Para coda grama de glicogênio muscular, deslocam-se para dentro da miofibrila três gramas de água, ficando assim o músculo mais hidratado e “durinho”.
Se seu objetivo é hipertrofia o treino ideal é aquele orientado por um professor de educação física capacitado, com uma carga intensa e com intervalo suficiente para permitir o anabolismo rebote. Vale a pena citar aqui a importância de uma alimentação balanceada e rica em proteínas.
Para os que não buscam hipertrofia na sala de condicionamento e para aqueles que, pelo contrário, morrem de medo de se tornarem sósias do incrível hulk, não se preocupem: a possibilidade de se trabalhar com diferentes cargas e repetições permite que seu professor monte um treino sob medida para você. Porém não se esqueça do que frisamos no início do artigo: lembre-se treino não é tudo e você carrega consigo uma carga genética que não vai mudar com o treino."

Texto escrito pela - Dra. Gabriella Naves

Aula de Power Local - Academia Pró Fitness

Fotos dos alunos da academia Pró fitness Gravataí/ RS

Texto produzido por Liria Freitas Teixeira ( estudante de Educação Física na ULBRA, estrutora da academia Pró Fitness de Gravataí e professora da aula de power local ).


















Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica power local. Sem dúvida nenhuma ela é a campeã d
e participantes nas academias. As salas de ginástica localizada vivem
lotadas de alunos assí
duos prontos para muita transpiração e malhação.
















O nome power local é colocada pela forma como ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.Dentro de uma sala de ginástica, muita música e agitação para deixar os alunos no ritmo da malhação. O professor comanda os exercícios, as séries a serem feitas e as correções para a execução perfeita do movimento.




Durante uma aula de ginástica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso é necessário a presença constante de um professor para orientar a intensidade do exercício para cada aluno. Assim todos vão estar fazendo a mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contusões.


A aula dura em media 50 minutos e deve ser feita pelo menos 3 vezes na semana, para que os efeitos benéficos sejam alcançados com sucesso.Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aeróbia, há uma melhora no sistema cardiorrespiratório.




O aluno ainda terá um fortalecimento dos músculos de forma geral, de acordo com a variedade de exercícios realizados, incluindo exercícios com pesos e bastões.


É uma ótima forma de adquirir saúde e deixar o corpo bonito.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Vamos falar de sexo, filho?

Gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, virgindade, prazer...

Como conversar abertamente com seus filhos sobre sexo e suas conseqüências?

Por Josiane Nogueira

Sexo é status entre os jovens


E se isso acontecesse com um filho seu? A pesquisa da Unesco “Juventude, juventudes: o que une e o que separa”, realizada em 2004 sob a coordenação da socióloga Miriam Abramovay, da Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), revela que 80% dos jovens matriculados na rede de ensino já tiveram relações sexuais. Destes, 89% tiveram a primeira experiência sexual até a 4ª série do Ensino Fundamental. Outra pesquisa, feita pela psicanalista Kátia Geluda, do Rio de Janei
ro, indicou que 63% dos jovens entrevistados preferiam conversar so­bre sexo com os colegas, e 62% escolhiam o(a) namorado(a) para falar sobre o assunto. Apenas 25% costumavam conversar com a mãe. Já o pai foi apontado por 54% dos jovens como uma pessoa com quem nunca se conversa sobre sexo.
“Ainda existe grande dificuldade entre pais e filhos de conversar sobre sexualidade. E este assunto é vasto, vai desde informações sobre o funcionamento do corpo e medidas preventivas contra doenças sexualmente transmissíveis até o prazer e o desejo que os adolescentes experimentam com suas descobertas”, afirma a Dra. Kátia. “E pesquisas comprovam que conversar sobre sexo com os filhos não os encoraja a iniciar a vida sexual mais cedo. Diferentemente disso, a troca de ideias favorece o esclarecimento e o diálogo”, acres­centa ela. Mas muitos pais acham que, se não pensarem sobre o assunto, o ato não vai acontecer. Mas acontece.
De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), de 2007, 11,8% das jovens entre 15 e 19 anos já tiveram filhos. E a pesquisa “Gravidez na Adolescência – Estudo Multicêntrico sobre Jovens, Sexualidade e Reprodução no Brasil (Gravad)”, desenvolvida pelas universidades UERJ, UFBA e UFRGS, em 2002, revelou que 29% das mulheres e 21% dos homens disseram haver tido um episódio de gravidez antes dos 20 anos.Quando os jovens decidem agir secretamente, eles perdem a chance de ter um canal de comunicação aberto com adultos que podem ajudá-los a tomar decisões ponderadas.



Esse canal é especialmente importante quando o assunto é sexo, pois as consequências podem ser preocupantes, e o tema é quase onipresente na cultura popular. Se observarmos as bancas de jornais, veremos que a maior parte das publicações voltadas para adolescentes é focada em aparência, moda e namoro. “Existe uma pressão sobre os jovens em relação à sexualidade. Os adolescentes estão iniciando a vida sexual dois anos mais cedo do que há dez anos”, diz Adson França, diretor do Departamento de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde, que desenvolve ações no sentido de reduzir a gravidez precoce no Brasil.
Para Rafael Heringer Carvalho, de 18 anos, que escreveu um artigo sobre sexo na adolescência em seu blog na Internet, muitos adolescentes são convencidos de que o sexo é mais glamouroso do que realmente é e muitos têm relações “só para se sentirem normais”. “Crescemos num mundo cheio de cenas de sexo em novelas, filmes, comerciais, e até em desenhos animados”, diz. “Além disso, os amigos que não são mais virgens ‘botam pi­lha’, dizendo que sexo é a melhor coisa do mundo e mostrando os prazeres, mas se esquecendo das responsabilidades.”


Virgindade é coisa do passado?


Paulla Perin, 16 anos, que faz parte de uma comun
idade no Orkut em defesa da virgindade, diz que muitos jovens são, de fato, pressionados pela sociedade, por amigos e pela mídia a iniciar a vida sexual. Divididos entre forças externas que os levam a fazer sexo e forças internas que os levam a querer esperar, muitos não sabem o que fazer. “Tem gente que se deixa levar pelo momento e acaba se arrependendo depois. Pensam que haviam encontrado a pessoa certa mas logo descobrem que não foi bem assim...” Os adultos podem ter papel importante na hora de lidar com essas dúvidas. A pesquisa realizada pela Dra. Kátia descobriu que os jovens, ao indicar quem seria a fonte mais confiável em relação aos assuntos sexuais, escolhem a mãe em primeiro lugar, antes dos amigos e da mídia. “A maioria considera a mãe como fonte esclarecedora, mas prefere conversar sobre o assunto com colegas do mesmo sexo ou com o(a) namorado(a)”, explica a Dra. Kátia.
Quando a mesma pergunta é feita aos pais, eles subestimam sua importância. Mesmo os que sabem ter esse po­der às vezes ficam sem saber o que dizer quando seus bebês viram adolescentes emburrados. Muitos podem preparar mentalmente um discurso rápido para quando os filhos entrarem na puberdade, mas a base do comportamento sexual de um jovem é construída ao longo dos anos, e não em apenas uma conversa certa noite depois do jantar. “Hoje, vivemos num mundo erotizado. Os pais, então, precisam conversar e responder às perguntas dos filhos desde cedo. É uma conversa que deve começar ainda na infância e durar muito tempo”, diz a Dra. Kátia. Veja o exemplo de Letícia Brandão, que acabou de concluir o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro. Desde que completou 12 anos, sua mãe discute sexo abertamente com ela. “Logo que ela começou a conversar comigo, eu ficava sem graça. Não gostava muito de falar sobre o assunto, achava que era uma realidade muito distante ainda. Mas minha mãe sempre insistia.”
A mãe de Letícia, a advogada Denise Rocha Brandão, diz que não queria que a filha tivesse uma relação negativa ou de culpa com o sexo, mas que também não tratasse o assunto com irresponsabilidade. “Quando comecei a conversar com a Letícia, queria que ela soubesse dos perigos de se fazer sexo cedo demais, das consequências de um filho não planejado e das doenças que o sexo podia trazer”, lembra Denise. “Mas não queria ficar só na parte negativa; falei também sobre os prazeres do sexo, e que ela precisava ficar atenta para não ter uma relação sexual só para agradar a alguém ou ficar na moda. Era preciso ter envolvimento”, conta.
Até agora, parece que a conversa está funcionando. “Letícia hoje tem 17 anos, ainda é virgem e muito responsável. Ela diz que só pretende iniciar a vida sexual quando achar que está na hora certa e com a pessoa certa”, acrescenta Denise. “Tenho uma colega que teve filho aos 15 anos, e a vida dela mudou completamente. Ela perdeu a liberdade e não consegue fazer mais nada. É o tipo de experiência que eu não quero para mim”, comenta Letícia.
Os motivos que levam um adolescente a fazer sexo enquanto outro prefere esperar são tão diversos quanto suas personalidades, mas muitos dos que não são sexualmente ativos foram criados em lares onde as conversas sobre sexo são claras e tranquilas. Cristini Rodrigues Mendes Moraes, odontopediatra de Juiz de Fora (MG), decidiu muito cedo que iria falar sobre sexo abertamente em casa. Quando seu filho Bernardo tinha 10 anos, ela começou a tocar no assunto. “Quando ele passou a se interessar por festinhas, eu sempre falava sobre beijos e tudo o mais que ele precisava saber para decidir o que fazer. Tenho outros dois filhos, uma menina de 17 e o caçula, de 13. Nós três falamos sobre sexo em qualquer situação, seja vendo um filme ou uma novela, sempre com naturalidade”, conta ela. Cristini diz que assim foi fácil para os filhos perceberem que podem contar com ela. “Eles sabem que podem conversar comigo sobre qualquer coisa.”
Alguns adultos podem criar cabelos brancos quando pensam no assunto, mas os adolescentes de hoje, em geral, estão fazendo melhores escolhas do que os de dez anos atrás. Segundo Adson França, as campanhas do governo no rádio e na TV, o aumento da oferta gratuita de contraceptivos (o SUS adquiriu 1 bilhão e 100 milhões de preservativos destinados à população adolescente) e o desenvolvimento de ações em educação sexual nas escolas têm contribuído para a conscientização dos jovens.
Para completar, os adolescentes de hoje compensam pela primeira geração nascida e criada sob o fantasma da Aids. E a gravidez precoce também se tornou menos socialmente aceitável em muitos círculos. Além disso, especialistas afirmam que uma maior quantidade de informação leva, sim, a melhores escolhas. E quem não está fazendo sexo anda admitindo isso com mais facilidade. Karina Faria, de 16 anos, de São João de Meriti (RJ), não tem qualquer pudor em dizer aos colegas que é virgem e que pretende continuar assim até o casamento. Ela diz que não vê reações negativas por parte de seus colegas quando defende a virgindade. “Como hoje é difícil encontrar garotas como eu, muita gente me apoia, diz que estou certa e que tenho uma cabeça muito boa para minha idade.”
Karina se preocupa com os amigos e amigas que apostam todas as fichas em romances baseados em sexo. “Muitas meninas da minha idade começam a fazer sexo para seguir a modinha, conheço até algumas que já tiveram filho”, conta ela. Mas a jovem minimiza o poder da mídia de influenciar a decisão de quem quer iniciar a vida sexual. “É claro que a TV mostra mui­ta coisa, fala muito sobre sexo, mas acho que cada um tem a sua cabeça e só vai se deixar influenciar se já estiver com vontade. Aí, sim, a TV é um grande incentivo.”


Precisamos discutir a relação...


Para motivar o comportamento responsável em relação ao sexo, é importante que os pais se envolvam de verdade. É normal que as crianças rejeitem a família quando começam a crescer, mas o jovem Rafael Heringer, por exemplo, acredita que os pais deveriam conversar com os filhos de uma forma bem descontraída, não escolhendo hora nem lugar, mas aproveitando um momento em que o assunto venha à tona. “Um discurso do tipo ‘Vamos conversar, filho’ acaba deixando o jovem um pouco nervoso e a conversa pode se tornar entediante”, explica ele. “No fundo, parece que os pais só querem saber se os filhos já tiveram ou estão tendo relações. Se esse assunto surgisse num bate-papo descontraído, certamente o jovem teria maior liberdade para falar a verdade”, aconselha Rafael. No fim das contas, não importa o quan­to os adolescentes revirem os olhos ou pareçam constrangidos: eles ficam aliviados em saber que existe alguém que saberá encontrá-los mesmo quando se sentem perdidos.

4 regras simples para os pais falarem de sexo com seus filhos:
Siga estas dicas quando for discutir sexo com seus filhos:

* Não entre em pânico. Se o assunto vier à tona, pense no que gostaria de ter discutido com seus pais quando tinha a idade de seus filhos.

* Não repreenda. É melhor perguntar e sondar. Não invada a privacidade de seu filho. Acompanhe-o em suas questões.

* Não pense que uma conversa só resolve. Mantenha o canal de comunicação aberto.

* Explique suas opiniões e valores morais. Os jovens precisam saber no que seus pais acreditam.

* Preste atenção no que seu filho vê e lê. Sua influência importa, mas é bom saber quais outras existem na vida dele. Acompanhe a vida de seu filho.